(53) 3025-2555
comercial@saudemaior.net
Rua General Osório 300

Oferecemos uma equipe qualificada de médicos (coordenadores e examinadores), engenheiros e técnicos de segurança, além de toda estrutura do Hospital Beneficência Portuguesa. Nosso objetivo é oferecer a seus colaboradores o melhor ambiente para poderem desenvolver seu trabalho com segurança, requisito básico para a satisfação pessoal e aumento da produtividade.

PGR - Programa de Gerenciamento de Riscos

O Programa de Gerenciamento de Riscos, da Norma Regulamentadora NR-01, é um documento que consolida todos os riscos ocupacionais a que o trabalhador está exposto: agentes físicos, químicos, biológicos, fatores ergonômicos e de acidentes.


O PGR é um instrumento integrador para operacionalização do gerenciamento de riscos ocupacionais na empresa, bem como comunicar os riscos ocupacionais na organização e contém, no mínimo, os seguintes documentos:
a) Inventário de Riscos; b) Plano de Ação.

Visa a promoção e a preservação da saúde dos trabalhadores. Como principal ferramenta para a detecção e prevenção de doenças profissionais por meio de exames periódicos e complementares, inclui relatórios gerenciais anuais para serem determinadas ações, ou a manutenção dessas ações, visando o cuidado à saúde dos colaboradores.

Documento requerido pelo INSS através da Instrução Normativa INSS/PRES N° 77 e tem como objetivo principal a caracterização da existência de agentes nocivos à saúde do trabalhador (agentes físicos, químicos e biológicos), conforme Anexo IV do Decreto 3.048/99, da Previdência Social, para fins de garantir o direito dos trabalhadores à aposentadoria especial.

Documento requerido pelo INSS através da Instrução Normativa INSS/PRES N° 77 e tem como objetivo principal a caracterização da existência de agentes nocivos à saúde do trabalhador (agentes físicos, químicos e biológicos), conforme Anexo IV do Decreto 3.048/99, da Previdência Social, para fins de garantir o direito dos trabalhadores à aposentadoria especial.

As informações referentes ao Atestado de Saúde Ocupacional (ASO) devem ser enviadas ao eSocial. Além disso, sempre que exames ocupacionais são realizados, eles também devem ser registrados. Com o Saúde Maior, a sua empresa garante:
Desenvolvimento do PGR e do PCMSO, programas essenciais para realizar os exames corretos de acordo com cada atividade e risco correspondente. Realização dos exames médico ocupacionais em diversos locais do país, sendo eles admissional, demissional, periódico ou mudança de riscos ocupacionais. Organização e envio das informações já no layout exigido pelo Governo.

Este evento está relacionado ao enquadramento do colaborador na aposentadoria especial. Para obter essa informação, analisa-se a exposição aos agentes nocivos na empresa e, a partir disso, dois documentos são elaborados:

PGR – Programa de Gerenciamento de Riscos. LTCAT – Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho. A partir do estudo dos riscos, é identificada a presença ou ausência de agentes nocivos, estes diretamente ligados à aposentadoria especial.


A partir de 1° de agosto de 2024, a portaria MTE N° 612/24 entra em vigor reintroduzindo a obrigatoriedade do exame toxicológico no eSocial para motoristas profissionais.

O evento S-2221 no eSocial é específico para os exames toxicológicos dos motoristas profissionais, essenciais para monitorar e garantir a segurança nas estradas. Responsabilidade pelo Custeio dos Exames Segundo a Portaria MTE Nº 612/24, o empregador é responsável pelo custeio dos exames toxicológicos. Os exames devem ser realizados nas seguintes situações:

• Exame Pré-admissional: Realizado antes da contratação do motorista.
• Exames Periódicos: Devem ser feitos a cada dois anos e seis meses.
• Exame por Ocasião do Desligamento: Necessário no momento do término do contrato de trabalho.

Todos os serviços que oferecemos estão conforme as normas regulamentadoras (NRs) do trabalho, seguindo a legislação vigente no país. As Normas Regulamentadoras de Segurança e Medicina do Trabalho editadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego - MTE - são de observância obrigatória em todas as empresas públicas ou privadas que possuam empregados regidos pela consolidação das Leis do Trabalho - CLT.

O não cumprimento pode acarretar notificações, autuações, multas, embargos e até na paralisação das atividades da empresa. Por isso não perca tempo, procure uma empresa conceituada, procure a MEDICINA DO TRABALHO SAÚDE MAIOR